Textos


Catequeses de Santo Tomás de Aquino

Artigo I - Creio em Deus Pai Todo-Poderoso Criador do Céu e da Terra

Págs. 31 - 39

 

Existe um só Deus, criador do céu e da terra, e tudo que nela existe. Ele é o Regente e Provedor de todas as coisas. 

 

Todos aqueles que acreditam que todas as coisas provêm do acaso, não acreditam em Deus.

 

Há também, aqueles que acreditam que Deus governa e providencia as coisas naturais, mas não acreditam que ele seja o provedor das ações humanas. A razão disso é que veem pessoas boas sofrendo e pessoas más prosperando neste mundo, o que parece excluir a Providência Divina em relação aos homens. Porém, Deus em seu amor e compaixão imensuráveis pela humanidade, por justa causa e por providência, dispõe as coisas necessárias aos homens, assim, aflige alguns bons e permite alguns maus prosperem. 

 

Deus não permitiria os males se deles não pudesse tirar um bem maior. Sobre os homens recai uma obrigação especial de fazer o bem, pois tudo o que pensam e fazem é manifesto aos olhos divinos.

 

Mas ainda existem homens que acreditam em vários Deuses, há basicamente quatro razões para isso:

Primeira - A fraqueza da mente humana. Pessoas de mente fraca, incapazes de elevar o espírito para acima do mundo corpóreo, não acreditam que exista algo para além da natureza dos corpos sensíveis.

Segunda - Adulação dos homens. Alguns, desejando agradar a seus senhores e reis, prestaram-lhes a honra devida a Deus, obedecendo-lhes e se submetendo a eles.

Terceira - Afeto carnal pelos filhos e parentes. Alguns, por causa do amor excessivo que tinham por seus parentes, fizeram estátuas em homenagem a eles depois que estes morreram.

Quarta - Malícia do diabo. Ele sempre quis ser igual a Deus. E nunca abandonou esse desejo. Por isso, todo o seu esforço é fazer com que os homens o adorem e lhe ofereçam sacrifícios. Porque se deleita em receber a mesma reverência que é devida a Deus.

 

Para nós, deve ser certo que tudo que há no mundo provém de Deus. Para isso, devemos evitar três erros:

Primeiro - Erro dos maniqueístas. Afirmam que tudo que é visível foi criado pelo diado, atribuindo a Deus somente a criação das coisas invisíveis.

Segundo - Erro dos que afirmam que o mundo existe desde sempre. Foram levados a tomar esse posicionamento porque não souberam considerar o princípio do mundo. 

Terceiro - Erro daqueles que afirmam que Deus criou o mundo a partir de matéria preexistente. Foram levados a tal engano porque quiseram medir o poder de Deus pelo nosso poder, e, como o homem não pode fazer nada sem matéria preexistente, acreditam que Deus também não poderia.

 

Criar e fazer são coisas distintas, pois criar é fazer algo do nada, enquanto que fazer é fazer algo a partir de outra coisa preexistente. Portanto, se Deus fez tudo do nada, devemos crer que poderia fazer todas as coisas de novo, se perecessem.

 

Essa consideração deve produzir cinco efeitos no homem:

Primeiro - O conhecimento da Majestade Divina. O criador é superior às criaturas, e uma vez que Deus é o criador de todas as coisas, Ele é superior a tudo o que existe.

Segundo - Essa compreensão nos leva à ação de graças. Deus é criador de todas as coisas e tudo o que somos e possuímos vem dele.

Terceiro - Isso nos induz a ter paciência nas adversidades. Embora todas as criaturas venham de Deus e sejam boas por natureza, se elas nos causam algum mal e nos infligem algum castigo, devemos acreditar que esse castigo vem de Deus (mas não a culpa, pois nenhum mal vem de Deus, exceto o mal que é ordenado ao bem).

Quarto - Somos levados a fazer uso correto das coisas criadas. Devemos usá-las conforme a intenção de quem as fez. Para a glória de Deus e para o nosso benefício.

Quinto - Somos levados a reconhecer a dignidade humana. Deus criou todas as coisas para o homem, e o homem é mais semelhante a Deus do que qualquer outra criatura, exceto os anjos.  

     

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 12/11/2023
Alterado em 30/12/2023


Comentários